Essas pragas certamente são as que mais causam dores de cabeça, nesse texto você descobrirá como mandar embora esses inquilinos que não pagam aluguel, comem de graça e ainda causam muitos problemas. Eles são muito rápidos, espertos e perigosos pelo grande potencial de transmitir doenças para nós humanos.
Entretanto antes de tudo devemos saber com qual tipo de ratos estamos lidando.
Tipos de ratos considerados pragas urbanas:
Ratazana:
Rattus norvegicus, a ratazana ou rato-castanho, ou simplesmente rato, é uma espécie de roedor originária do leste da Ásia, mas atualmente naturalizada em quase todas as regiões povoadas do planeta. Em média as ratazanas pesam o dobro quando comparadas a ratos, quando chegam a fase adulta têm em média de 20 a 25 cm de comprimento e a cauda com 22 cm.
A espécie tem um ciclo estral de cinco dias, com uma gestação de apenas vinte e quatro, da qual nascem geralmente oito crias. Ocorre, então, um novo ciclo cerca de dezoito horas depois do parto e outros filhotes nascem ao final do desmame da primeira ninhada, que se dá aos vinte e um dias. Os recém-nascidos abrem os olhos aos quinze ou dezesseis dias e sua maturidade sexual é atingida aos três meses de idade.
Rato preto:
O rato-preto também conhecido como rato de telhado é originário do Sudeste asiático, e depois passou a ser encontrado na Europa por volta do século VIII, na África no século XVI e na América do Norte no século XVII. Na América do Sul, chegou juntamente com as expedições dos primeiros exploradores, reportando-se os primeiros relatos a seu respeito a 1544, no Peru.
Mede cerca de 40 cm, possuindo uma cauda maior que o comprimento da cabeça e corpo, orelhas longas e pés sem membranas interdigitais. As suas fezes são afiladas e são visíveis nas zonas onde habita.
O rato-preto adulto tem entre 12,75 e 18,25 centímetros de corpo, mais 15 a 22 centímetros de rabo (sendo, assim, menor do que a ratazana).
Sua gestação dura 21 dias, e a fêmea fica grávida novamente no mesmo dia que nasce a primeira ninhada. Os filhotes que nascem são desmamados após três semanas e atingem a maturidade sexual, fase em que já atingiu todo seu desenvolvimento, aos três meses de idade.
Camundongo:
O camundongo ou rato-doméstico ou ainda murganho é uma espécie de pequeno roedor da família dos murídeos, encontrado originalmente na Europa e Ásia, e atualmente distribuído por todo o mundo, geralmente associado a habitações humanas. Tem cerca de 8 cm de comprimento, pelagem macia, branca ou cinza-acastanhada, mais clara nas partes inferiores, orelhas grandes e arredondadas e cauda nua e longa.
O camundongo torna-se apto à reprodução aos 60 dias de idade, sendo que os efeitos hormonais iniciais já estão presentes em ambos os sexos ao redor dos 30 dias de idade.
O período de gestação é de 19-21 dias, exceto para fêmeas que estejam amamentando, quando a gestação pode se prolongar por 6 a 16 dias.
Como identificar uma infestação de ratos?
Essa praga é difícil de ser identificada, pois evitam o máximo o contato com humanos, circulando mais pela noite e bem escondidos. No entanto há pistas que podemos identificar para saber se há uma infestação, como por exemplo: fezes, urina, roeduras e barulhos.
Medidas preventivas e corretivas (desratização)
É o conjunto de medidas preventivas e corretivas adotadas no meio ambiente
que visam impedir e/ou dificultar a implantação e expansão de novas colônias de
roedores.
Algumas dessas medidas são corretivas do meio ambiente e visam a retirada de
certas condições que estão facilitando a infestação dos roedores. Por
exemplo: Correto acondicionamento do lixo (dentro de sacos plásticos e em
lixeiras com tampas). Nunca jogar lixo a céu aberto ou em terrenos
baldios;
Canalização de córregos a céu aberto;
Manter terrenos baldios limpos e murados;
Uso de ralos e telas metálicas vedando locais de acesso dos roedores
para os ambientes internos;
Manter limpas as instalações de animais domésticos e não deixar a
alimentação exposta onde os ratos possam ter acesso, principalmente à
noite;
Fechar possíveis locais que servem de abrigo para as pragas;
Utilizar barreiras protetoras;
Evitar acúmulo de entulhos próximos às residências, etc.
De importância fundamental é a educação da comunidade envolvida, isto é,
mudar costumes e hábitos das pessoas como: jogar restos de alimentos, entulhos,
papéis na rua, terrenos baldios, bueiros, espaços vazios em locais públicos, etc.
Esta precisando desse serviço? A Primer Dedetizadora presta esse serviço empresa credenciada utilizamos manuais de boas práticas para prestação de nossos serviços, caso precise fale com um de nossos técnicos especializados pelo telefone : 61 9 9655-2452 ou 61 9 8639-7756.
Atenção: Quando for contratar uma empresa procure saber se tem inscrição nos órgãos competentes do seu estado.