A princípio o avanço do homem trouxe muitos benefícios a todos os seres humanos. Contudo esse avanço transformou o que era algo equilibrado no meio ambiente em seu oposto. Logo as pragas urbanas que viviam em seu habitat com suas presas e predadores, encontrou uma forma fácil de conseguir comida e abrigo. Sabe como?
R: Com nossa ajuda!
Antes de mais nada no crescimento dos centros populacionais, o homem interfere e se apropria de espaços naturais. Dessa forma causando prejuízo às espécies que vivem em equilíbrio. Ou seja, esse convívio é o elo de grandes problemas.
Como por exemplo: sanitário, econômico e de desenvolvimento, que sem dúvida precisam de cuidados e soluções urgentes em nossas vidas.
Pensando em como minimizar os riscos causados por pragas urbanas, nós da Primer Dedetizadora resolvemos preparar para você algumas dicas de como se prevenir contra esse problema. Afinal hoje é responsável por tanto estrago.
Quem é responsável pelo controle de pragas urbanas?
A princípio a responsabilidade do controle de pragas é de cada um de nós. Dessa forma a ação conjunta e a participação da comunidade é indispensável para o sucesso no controle de pragas.
As principais medidas no controle de pragas são conhecidas como Plano de eliminação dos 4 As. Que são: Água, Abrigo, Alimento e Acesso. Em suma essas medidas buscam eliminar ou diminuir as condições ambientais que favoreça o aumento de pragas.
Métodos de prevenção:
As seguintes recomendações ajudam no controle preventivo ou na diminuição da infestação, no caso de já se encontrarem no ambiente;
1- Sobretudo manter limpos quintais, jardins e terrenos baldios, do mesmo modo não acumulando entulho e lixo e lavar periodicamente a lixeira, mantendo a seca e bem fechada.
2 – Conservação dos alimentos de modo a impedir o alcance das baratas. Por exemplo: doces, pães e biscoitos devem ser guardados em vasilhas bem fechadas ou na geladeira.
3 – Faça a limpeza frequentemente (quinzenal) de caixas de gordura, mantendo-as sempre bem fechadas
4 – Eliminação dos abrigos rebocando-se ou vedando com silicone nas frestas e outras fendas e eliminação de mesas e armários de madeira das áreas de alimentação.
5 – Limpeza diária do fogão e embaixo da geladeira e conservação da bancada da pia bem seca e limpa durante a noite;
6 – Olhe bem as mercadorias e o descarte total de todas as embalagens de papelão ou de madeira usadas para o transporte de alimentos (insetos adultos ou seus ovos são espalhados desta maneira);
7 – Vistoria dos locais de acesso, tais como: canalizações de água, interruptores, etc. Assim também manter bem justas as tampas, trocando as tomadas ou interruptores quebrados.
8 – Constantemente faça a limpeza dos ralos da cozinha, área de serviço e banheiros que devem ser do tipo abre e fecha para impedir a passagem de insetos.
9 – Sobretudo sempre verificar a vedação de borracha em todas as portas que dão para o exterior das edificações.
10 – Manter bom estado as instalações hidráulicas e redes de esgoto. Bem como ralos devem ser sifonados ou com sistema abre e fecha. Da mesma forma válvulas anti-refluxo devem ser instaladas na saída da tubulação de esgoto. Por último as fossas deverão estar bem fechadas.
Lembre sempre!
Os locais preferenciais das baratas são perto das fontes de calor e abrigos como motores de geladeira, fogões, fornos, coifas, estufas e outros maquinários. Em síntese, locais com pouca luz e com calor.
Portanto, deve-se sempre examinar armários, brechas de portas, prateleiras, quadros de energia, forros, pias e bancadas, depósitos, ralos, caixas de gordura, tubulações, lixeiras, etc. Por fim verificar as borrachas de portas de freezers e geladeiras e armários, que podem estar soltas.
Referências:
Brasil. Fundação Nacional de Saúde. Normas operacionais de Centro de Controle de Zoonoses: procedimentos para controle de roedores. Brasília: Ministério da Saúde, Fundação Nacional de Saúde, 1993.
Brasil. Fundação Nacional de Saúde. Manual de controle de roedores. Brasília: Ministério da Saúde, Fundação Nacional de Saúde, 2002.Manual de controle de pragas integrado. Campinas- SP